Treino Cognitivo Pode Reduzir Sintomas Depressivos em Indivíduos Com Traumatismo Cranioencefálico (TCE)

Treino cognitivo pode reduzir sintomas depressivos em pacientes com traumatismo cranioencefálico (TCE), de acordo com uma pesquisa, publicada na Human Brain Mapping: “indivíduos com TCE são uma população complexa, porque eles frequentemente apresentam outras condições clínicas, tal como depressão. Contudo, pouco é conhecido sobre o que acontece com o cérebro quando indivíduos com TCE  recebem tratamento para depressão. Então, esta pesquisa focou-se em como o cérebro responde a treino cognitivo para indivíduos com TCE e depressão”, disse Kihwan Han, do Center for BrainHealth, da University of Texas, em Dallas.

No estudo, 79 indivíduos com TCE crônico submeteram-se a treino cognitivo baseado na estratégia ou treino cognitivo baseado na informação, em um grupo pequeno, por 8 semanas. Pesquisadores usaram o Inventário Beck de Depressão para classificar 53 dos participantes como deprimidos.

O treino, baseado em estratégia, focou-se em melhorar atenção seletiva, raciocínio abstrato e outras estratégias de pensamento, enquanto o treino baseado em informação – focada em educação sobre anatomia do cérebro, os efeitos de TCE, plasticidade neural, desempenho cerebral e tópicos similares. Ambos envolviam lição de casa e projetos.

Participantes deprimidos que receberam treino cognitivo viram redução significativa de sintomas depressivos, que estavam associados com melhorias no funcionamento da vida diária.

Exame de ressonância magnética por imagem no cérebro indicaram que as melhorias estavam relacionadas a mudanças na espessura cortical e conectividade funcional no estado de repouso: “treino cognitivo baseado em grupo pode reduzir sintomas depressivos de indivíduos com TCE. Nosso estudo demonstra que estrutura cerebral e conexões neurais podem ser um marcador baseado no cérebro de reduções induzida pelo treinamento em sintomas depressivos em TCE”, disse Han.

Mas o estudo, assim como todas as pesquisas, inclui algumas limitações: “a severidade de sintomas depressivos dos participantes do nosso estudo não alcançou nível clínico. Para confirmar a utilidade clínica de treino cognitivo no tratamento para depressão em TCE, nossos achados nesse estudo deveriam ser replicados com um grupo independente de indivíduos com TCE com níveis mais severos de depressão”, Han explicou.

“O cérebro é muito mais adaptável e reparável do que muitas pessoas acreditam”, ele adicionou. “A forma como nós usamos o nosso cérebro atualmente leva a mudanças físicas em nossos cérebros, e é por isso que o treino cognitivo pode ajudar pessoas a lidar com questões tais como TCE e depressão, mas também pessoas que são geralmente saudáveis”.

O estudo, “Neural correlates of reduced depressive symptoms following cognitive training for chronic traumatic brain injury“, foi autorado por Kihwan Han, David Martinez, Sandra B. Chapman e Daniel C. Krawczyk.

 

Texto originalmente publicado em inglês no Psypost:

https://www.psypost.org/2018/08/cognitive-training-can-reduce-depressive-symptoms-in-individuals-with-traumatic-brain-injury-51913

 

Se você gostou do post, não deixe de curti-lo e de seguir o nosso blog e a nossa página no Facebook e INSTAGRAM:

www.facebook.com/cristianepassarela

http://www.facebook.com/crispassarela

@descomplicandotemassaudemental

@crispassarelapsy

 

Deixe um comentário