Estudo Encontra Que Transtornos Ansioso, TEPT e TOC Podem Estar Ligados a Desregulação Inflamatória

Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtornos Ansiosos estão todos certamente associados com níveis altos de marcadores inflamatórios no sangue, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Depression & Anxiety

“Predominantemente, minha pesquisa examina as formas na qual as emoções e a fisiologia  influenciam e se relacionam entre si, ou seja, quando alguém experiencia emoções negativas (por exemplo, tristeza, ansiedade, raiva) frequentemente e/ou intensamente, o que isso causa a sua saúde física?”, disse a autora do estudo, Megan E. Renna, da  Columbia University.

“Tem havido uma ligação bem-estabelecida entre doença crônica e ansiedade na literatura ao longo dos anos. Mas, ainda tem estado pouco claro como os processos, ambos psicologicamente e fisicamente, contribuem para esta associação, de forma que eu quis examinar se a inflamação pode ser um destes processos entre pessoas com ansiedade, estresse traumático e transtornos relacionados ao TOC”.

“Inflamação está associada com uma série de doenças crônicas (HIV, câncer, doença cardiovascular, Alzheimer, etc.), então eu sentia especialmente importante investigar se  a ansiedade crônica e pervasiva aumenta inflamação. Espero que nós possamos  construir intervenções para melhor endereçar o impacto físico da ansiedade e aumentar a qualidade de vida e melhorar a saúde física de pessoas com ansiedade e transtornos relacionados, e então esta metanálise foi um passo nessa direção”.

No estudo, Renna e seus colegas examinaram 41 estudos de indivíduos diagnosticados com TEPT, TOC ou um transtorno ansioso. Todos os estudos incluíram grupos-controles e tiveram, pelo menos, uma medida de  inflamação no sangue.

Os pesquisadores encontraram que pessoas diagnosticadas com estes transtornos tenderam a ter nível significativamente mais alto de marcadores inflamatórios comparados a sujeitos saudáveis do grupo-controle. Mas não houve diferenças significativas entre pessoas com TEPT, TOC ou um transtorno ansioso: “ansiedade, independente do tipo específico (por exemplo: medo, preocupação, hipervigilância) pode não apenas afetar alguém psicologicamente, mas fisicamente também. Em termos das implicações físicas, inflamação sistêmica é algo que é relativamente invisível – significando que as coisas que nós sentimos podem impactar nossos corpos em formas que nós não podemos estar plenamente conscientes”, disse Renna.

“Embora nós ainda necessariamente não saibamos se isto leva a questões de saúde a longo-prazo, pode ser importante fazer tratamento para sua ansiedade para melhorar não apenas a saúde mental, mas também a saúde física”.

O estudo, como todas as pesquisas, inclui algumas limitações: “duas grandes questões ainda permanecem. Primeiro, TEPT parece estar guiando a diferença em inflamação entre pessoas com ansiedade e controles saudáveis. Mas, também parece ter muito menos  pesquisar em outros transtornos comparados a TEPT. Eu acho que é importante para o campo continuar a tentar entender como outros tipos de ansiedade aumentam inflamação. Também, será importante entender o que torna o TEPT diferente de outros transtornos em termos de seu impacto em  inflamação”.

“Segundo, esta metanálise não olhou para os processos contribuindo para maiores desregulações inflamatórias em pessoas com estes transtornos — muitos dos estudos incluídos não mediram o que conecta a ansiedade a inflamação. É importante em termos de próximos passos ser mais mecanicista em nosso entendimento de como a ansiedade está associada com inflamação para melhor aprender como interfere nesta relação e promover melhor saúde a longo-prazo para pessoas sofrendo destes transtornos”.

O estudo, “The association between anxiety, traumatic stress, and obsessive–compulsive disorders and chronic inflammation: A systematic review and meta‐analysis“, foi autorado por Megan E. Renna, Mia S. O’Toole, Phillip E. Spaeth, Mats Lekander e Douglas S. Mennin.

Se você gostou do post, não deixe de curti-lo e de seguir o nosso blog e a nossa página no Facebook e INSTAGRAM:

 

www.facebook.com/cristianepassarela

http://www.facebook.com/crispassarela

@descomplicandotemassaudemental

@crispassarelapsy

 

Link do post original em inglês (tradução livre):

 

https://www.psypost.org/2018/12/anxiety-disorders-ptsd-and-ocd-linked-to-inflammatory-dysregulation-study-finds-52766

Deixe um comentário