Muitas Crianças Que Ainda Estão Aprendendo Auto-Controle Não Estão Prontas Para a Pré-Escola

Muitas crianças estão ainda aprendendo a controlar seu comportamento quando estão entrando na pré-escola e pode necessitar de apoio educacional para desenvolver essa habilidade critica, indica um dos estudos mais conclusivos até agora de auto-regulação na primeira infância. 

O estudo, que contou com fundos federais e que foi co-autorado por profissionais da Michigan State University, mostra grandes diferenças em como a auto-regulação se desenvolve em crianças de idades de 3 a 7 anos. Enquanto alguns que entram na pré-escola são mais capazes de controlar seu comportamento e estão prontos para aprender, outros não desenvolvem tal auto-controle até que eles entrem para a pré-escola – ou até mais tarde.

Os achados são advindos de como os pré-escolares e salas de aula de pré-escolas nos Estados Unidos tem deslocado o foco nas últimas décadas das habilidades sociais e emocionais, tal como auto-regulação, para habilidades mais acadêmicas. Os pesquisadores sugerem que pode ser a hora de colocar um pouco do foco de volta em auto-regulação, amplamente aceita como um marcador para sucesso futuro: “se você pode ajudar as crianças a desenvolver esta habilidade fundamental de auto-regulação comportamental, permitirá estes estudantes a conseguir muitos mais da educação”, disse Ryan Bowles, professor no departamento de desenvolvimento humano e estudos de família na MSU: “auto-regulação é bastante preditiva de sucesso acadêmico”.

Junto com Janelle Montroy, Bowles e colaboradores analisaram os dados de três estudos separados que mensuraram a tarefa de “cabeça, ombro, joelho e pé”, em que crianças pequenas são instruídas para fazer o oposto do que foi dito a elas. Se foi dito a elas para tocarem a sua cabeça, por exemplo, elas vão supostamente tocar seus dedos do pé. Esta capacidade para fazer o oposto do que eles querem fazer naturalmente e para ficar focado na tarefa inteira envolve auto-regulação.

Um padrão claro emergiu em cada um dos estudos, com participantes geralmente enquadrando-se em uma das três trajetórias: crianças com desenvolvimento precoce, crianças com desenvolvimento intermediário e crianças com desenvolvimento mais tardio. Em média, as crianças com desenvolvimento tardio estavam de 6-12 meses atrás das crianças com desenvolvimento intermediário e, em pelo menos, 18 meses atrás das crianças com desenvolvimento precoce. Em geral, aproximadamente 1/5 dos 1.386 participantes pareceram obter poucos ganhos em auto-regulação comportamental em pré-escola: “eu fiquei surpreso pela consistência dos achados”, disse Bowles. “Para replicar o mesmo achado, múltiplas vezes em um único estudo é extraordinário”.

Assim como aconteceu com pesquisas anteriores, o estudo também encontrou que o desenvolvimento de auto-controle estava ligado a vários fatores-chave: gênero (meninos foram mais propensos a terem desenvolvimentos tardios), habilidades de linguagem e nível de educação da mãe: “é bem conhecido que a auto-regulação é crucial para ajudar crianças a dar um salto desde cedo em educação, de matemática a literatura – realmente todas as habilidades que eles aprendem na escola”, Bowles disse. “Assim, as crianças que desenvolvem mais tarde estão, na verdade, perdendo estas boas oportunidades. Elas já estão para trás”.

O estudo apareceu online em 2016 na revista cientifica Developmental Psychology.

 

Se você gostou do post, não deixe de curti-lo e de seguir o nosso blog e a nossa página no Facebook:

www.facebook.com/cristianepassarela

http://www.facebook.com/crispassarela

 

Texto originalmente publicado em inglês no Psypost:

http://www.psypost.org/2016/10/many-kids-still-learning-self-control-not-ready-kindergarten-45601

Deixe um comentário