Retiros Espirituais Mudam Alguns Sistemas Químicos do Cérebro

Mais americanos, mais do que nunca, estão voltando-se para os retiros espirituais, meditativos e religiosos como uma forma para restaurar sua vida diária e aumentar o bem-estar. Agora, pesquisadores da The Marcus Institute of Integrative Health at Thomas Jefferson University mostram que há mudanças nos sistemas da dopamina e serotonina nos cérebros de participantes de retiros.

A equipe publicou seus resultados na Religion, Brain & Behavior“uma vez que a serotonina e a dopamina são parte dos sistemas emocional e de recompensa do cérebro, isso nos ajuda a entender o porque estas práticas resultam em esperiências emocionais poderosas e positivas”, disse Andrew Newberg, M.D., do Marcus Institute of Integrative Health. “Nosso estudo mostrou mudanças significativas em transportadores da dopamina e serotonina, após os sete dias de retiro, que poderia ajudar a preparar os participantes para as experiências espirituais que eles reportaram”.

Os scans dos indivíduos no pós-retiro revelaram diminuições em transportadores de serotonina (5-8%) e transportadores de serotonina (6.5%). Isto está associado com emoções positivas e sentimentos de espiritualidade. Em especial, a dopamina é responsável pela mediação da cognição, emoção e movimento, enquanto a serotonina está envolvida em regulação emocional e de humor.

O estudo, financiado pelo Fetzer Institute, incluiu 14 participantes cristãos variando  em idade de 24 a 76. Eles compareceram a um retiro inaciano, baseado em exercícios espirituais desenvolvido por santo Inácio de Loyola, que fundou os jesuítas. Após uma missa matinal, os participantes passaram a maior parte do dia em silêncio contemplativo, preces e reflexão e ainda participaram de um encontro diário com um diretor espiritual para ensinamentos e insights. Após retornarem, os sujeitos do estudo também completaram uma série de questionários que mostraram melhoras visíveis na percepção de sua saúde física, tensão e fadiga. Eles também relataram um aumento em sentimentos de auto-transcendência que correlacionou-se com a mudança de nível de dopamina: “em alguns aspectos, nosso estudo levanta mais questões do que respostas”, disse Dr. Newberg. “Nossa equipe está curiosa para saber sobre quais aspectos do retiro causaram as mudanças nos sistemas de neurotransmissores e retiros diferentes produziriam resultados diferentes. Espera-se que estudos futuros possam responder estas questões”.

 

Se você gostou do post, não deixe de curti-lo e de seguir o blog e as nossas páginas no Facebook:

www.facebook.com/cristianepassarela

http://www.facebook.com/crispassarela

 

Texto originalmente publicado em inglês no Psypost:

http://www.psypost.org/2017/03/spiritual-retreats-change-feel-good-chemical-systems-brain-48532

Deixe um comentário