Problemas de Dependência Sexual entre os Membros do Clero

Psicólogos estão começando a examinar a dependência sexual entre membros do clero cristão.

Um estudo piloto, publicado na revista científica Sexual Addiction & Compulsion, sugere que muitos membros do clero americano poderiam preencher os critérios para dependência sexual e cibersexo.

Entre 2 a 8% dos americanos preenchem os critérios para dependência a internet, incluindo as dependências sexuais online, de acordo com o estudo, que foi liderado por Zeba S. Ahmad, da VA Puget Sound Health Care System. Pesquisa em dependências sexuais entre membros do clero é escassa, mas os achados disponíveis indicam que “a população do clero luta com questões sexuais em taxas similares de outras profissões”, os pesquisadores dizem. Aproximadamente 37% de membros do clero protestante previamente reportaram “ver pornografia na internet” como uma tentação.

Pastores e outros membros do clero poderiam estar em risco mais alto para dependências sexuais online porque eles passam longos períodos em isolamento, Ahmad e seus colaboradores atestaram. Além disso, membros do clero podem ser menos propensos a buscar ajuda para dependências sexuais porque temem a perda de sua posição.

Para começar a entender este fenômeno, Ahmad e seus colaboradores entrevistaram 26 membros do clero protestante (de 26 a 67 anos de idade) usando um questionário online. Os participantes foram assegurados de que suas respostas permaneceriam anônimas. Seis dos participantes eram mulheres.

Os pesquisadores encontraram que cinco membros do clero — 19% dos participantes — preenchiam os critérios para dependência sexual. Destes cinco membros do clero, quatro também preencheram critério para dependência de cibersexo. Os pesquisadores disseram que seus achados poderiam ser uma subestimativa, porque “esta população em particular pode estar mais apta a proteger sua pureza e, assim, pode não responder tão abertamente sobre tais questões explicitas”.

Dada a natureza preliminar do estudo, entretanto, esta porcentagem não deveria ser generalizada para a população do clero em geral. A pesquisa é apenas um ponto de partida: “ao examinar este dado, nós objetivamos adicionar ao entendimento de dependência sexual dentro do clero enquanto também abrir a porta para mais pesquisas e consciência de questões cercando a dependência sexual online dentro desta população”, os pesquisadores afirmam.

 

Se você gostou do post, não deixe de curti-lo e de seguir o blog e as nossas páginas no Facebook:

www.facebook.com/cristianepassarela

http://www.facebook.com/crispassarela

 

Texto originalmente publicado em inglês no Psypost:

Is sexual addiction a problem for clergy members?

Deixe um comentário