Uma Noite Mal Dormida Pode Estar Ligada a Pensamentos Suicidas no Dia Seguinte em Pessoas com Depressão

Um novo estudo com pessoas com depressão e pensamentos suicidas indica que má qualidade de sono está relacionada a pensamentos suicidas. Os achados apareceram na revista científica Psychological Medicine: “pensamentos suicidas resultam de uma gama complexa de múltiplos fatores diferentes. Nesta pesquisa, nós escolhemos olhar especificamente para o papel da perturbação do sono, porque isso constitui um fator de risco ‘modificável’ para tentativas e pensamentos suicidas”, disse a autora do estudo, Donna Littlewood, da University of Manchester.

“Contudo, a maioria das pesquisas nesta área tem usado estudos transversais e medidas subjetivas e que não podem falar sobre a relação temporal entre distúrbio do sono e pensamentos suicidas. Além disso, tanto o sono quanto os pensamentos suicidas variam através de curtos períodos de tempo. Portanto, nós procuramos examinar as relações noite-para-dia e dia-para-noite entre distúrbio do sono e pensamentos suicidas”.

No estudo, 51 indivíduos usaram actigraph, que são relógios que monitoraram o tempo total de sono, eficiência do sono e latência do sono, por uma semana. Eles também mantiveram um “diário de sono” e avaliações de seus pensamentos suicidas. Os pesquisadores encontraram que sono de curta duração e má qualidade de sono, ambos predizeram mais alta severidade de ideação suicida no dia seguinte, mesmo após controlar por severidade de sintomas de ansiedade e depressão: “contudo, pensamentos suicidas não predizerem problemas de sono na noite seguinte”, Littlewood falou.

O estudo, assim como todas as pesquisas, é limitado: “este foi um estudo observacional de pessoas que estavam atualmente experienciando depressão e pensamentos suicidas. Portanto, estes achados não implicam uma relação causal entre distúrbio do sono e o desenvolvimento de pensamentos suicidas”, Littlewood explicou.

Os achados enfatizam o papel importante do sono, especialmente entre pessoas experienciando ideação suicida: “o sono é extremamente importante para nosso bem-estar físico e mental. Durante o sono, nossos corpos  recuperam-se do esforço físico e mental do dia”, disse Littlewood.

“Distúrbio do sono é comum entre pessoas com problemas de saúde mental. Contudo, o sono pode ser tratado efetivamente usando tratamentos farmacológicos e intervenções psicológicas, tais como Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para insônia. Este estudo destaca que os médicos deveriam oferecer tratamento para melhorar qualidade de sono e duração de sono ao trabalharem com pessoas que experienciam pensamentos suicidas”.

O estudo, “Short sleep duration and poor sleep quality predict next-day suicidal ideation: an ecological momentary assessment study“, foi autorado por Donna L. Littlewood, Simon D. Kyle, Lesley-Anne Carter, Sarah Peters, Daniel Pratt e Patricia Gooding.

Se você gostou do post, não deixe de curti-lo e de seguir o blog e a nossa página no Facebook:

www.facebook.com/cristianepassarela

 

Originalmente publicado em inglês no Psypost:

https://www.psypost.org/2018/06/bad-nights-sleep-linked-suicidal-thoughts-following-day-people-depression-51389

Deixe um comentário