O Estilo Cognitivo do Sujeito está Relacionado com a Sua Orientação Política

Certos traços de personalidade conhecidos como estilos cognitivos estão parcialmente determinados por fatores genéticos, que podem explicar algumas similaridades herdadas em ideologia política, de acordo com um estudo realizado com gêmeos e publicado online na Political Psychology.

Estilos cognitivos são elementos de personalidade relacionados a como as pessoas processam as informações. As dimensões de estilo cognitivo que tem recebido a maior atenção de psicólogos são a necessidade por cognição, encontrar desafiante tarefas cognitivas intrinsecamente satisfatórias e desejáveis e a necessidade por fechamento cognitivo, encontrando situações ambíguas ou incertas desagradáveis e indesejáveis. Ambas as dimensões estão intimamente ligadas com a orientação política. Pessoas que pontuam mais alto em necessidade por cognição são mais propensas a serem politicamente liberais, enquanto aquelas cujo escore em necessidade para fechamento cognitivo é alto, tendem a ser politicamente conservadoras.

Orientação política tem sido encontrada como sendo influenciada por fatores genéticos, assim como pelo ambiente do indivíduo, mas não tem sido sabido se as diferenças em estilo cognitivo são também parcialmente determinadas geneticamente.

Uma equipe de pesquisadores liderados por Aleksander Ksiazkiewicz, da University of Illinois, usaram dados de um estudo com gêmeos para examinar os componentes genéticos dos estilos cognitivos e sua relação com orientação política. Em um estudo com gêmeos, uma dimensão de similaridades e diferenças foram comparadas entre pares de gêmeos monozigóticos, que compartilham 100% de seu código genético e gêmeos dizigóticos, que compartilham uma média de 50% de seu código genético. Traços nos quais gêmeos monozigóticos são mais similares um ao outro do que gêmeos dizigóticos tem um componente genético mais forte. Neste estudo, gêmeos foram avaliados para ambos os estilos cognitivos, assim como para uma variedade de atitudes políticas.

Ambas as dimensões de estilo cognitivo foram encontradas sendo significantemente herdadas geneticamente, com aproximadamente 40% de diferenças em dificuldade para cognição e 37% de diferenças em necessidade por fechamento cognitivo atribuída a genes versus ambiente. Também importante, as correlações entre estilos cognitivos e ideologia política foram quase inteiramente explicados por fatores genéticos, indicando que a relação entre cognição e política pode existir porque ambas são influenciadas por um compartilhado conjunto de causas genéticas  subjacentes.

Os autores do estudo concluíram que os estilos cognitivos são parcialmente passados geneticamente e que sua influência em ideologia política é amplamente explicada pela genética. Estes resultados adicionam força a questões sobre a medida em que similaridades familiares em orientação política são transmitidas geneticamente ao invés de instruídas de pais para filhos. Quando nós tentamos explicar a interface entre personalidade e política, este estudo sugere que os genes são uma importante parte da equação.

http://www.facebook.com/cristianepassarela

O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:

The link between genes, cognitive styles and political orientation

Deixe um comentário