“Limpando” o Cérebro para Ficar Saudável

Uma pesquisa liderada pelo Achucarro Basque Center for Neuroscience, a University of the Basque Country (UPV/EHU) e a Ikerbasque Foundation revelou os mecanismos que mantêm o cérebro “limpo” durante doenças neurodegenerativas.

Quando os neurônios morrem, seus resíduos precisam ser rapidamente removidos para que o tecido cerebral circundante continue a funcionar de forma apropriada. A eliminação dos neurônios mortos, em um processo chamado fagocitose, é realizado pelas células altamente especializadas no cérebro, chamadas micróglia. Estas pequenas células possuem muitas ramificações que estão em constante movimento e estão especialmente equipadas para detectar e destruir qualquer elemento estranho, incluindo os neurônios mortos. Ou era isso o que se pensava até agora.

Este estudo, publicado em maio de 2016 na PLOS Biology, investigou, pela primeira vez, o processo de morte neuronal e fagocitose microglial no cérebro doente. Para isso, os cientistas coletaram amostras de cérebro de pacientes epilépticos do University Hospital of Cruces e de ratos epilépticos.

É conhecido que durante convulsões associadas a epilepsia, neurônios morrem. Contudo, contrário ao que acontece em um cérebro saudável, durante a epilepsia, a micróglia parece estar “cega” e incapaz de encontrar os neurônios mortos e destruí-los. Seu comportamento é anormal. Assim, os neurônios mortos não podem ser eliminados e acumulam-se, espalhando o dano para neurônios adjacentes e desencadeando uma resposta inflamatória que agrava a lesão cerebral.

Esta descoberta abre um novo caminho para explorar terapias que poderiam aliviar os efeitos de doenças cerebrais. Na verdade, o grupo de pesquisa que realizou estes estudos está atualmente desenvolvendo medicações, esperando aumentar este processo de limpeza – fagocitose – e ajudar no tratamento de epilepsia.

http://www.facebook.com/cristianepassarela

 

O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:

The brain needs cleaning to stay healthy

Deixe um comentário