Estudo da Atividade Cerebral Mostra como os Comerciais de Comida Influenciam as Escolhas de Comida das Crianças

A publicidade de alimentos é uma indústria multimilionária, com aproximadamente 1.8 bilhões de dólares ganhos anualmente direcionados para crianças e adolescentes, que vêem entre 1.000 e 2.000 de anúncios por ano. Alguns estudos têm mostrado que há uma relação entre receptividade a comerciais de comida e o montante e tipo de comida consumida. Em um novo estudo que será publicado no The Journal of Pediatrics, pesquisadores estudaram a atividade cerebral de crianças após assistirem comerciais de comida e encontraram que os comerciais influenciam as escolhas de comida por parte das crianças e a atividade cerebral.

23 crianças, na faixa etária de 8 a 14 anos de idade, pontuaram 60 itens de comida no quão saudável ou gostosa a comida era. A Dra. Amanda Bruce e pesquisadores da University of Kansas Medical Center e University of Missouri-Kansas City então estudaram a atividade cerebral das crianças enquanto elas assistiam comerciais de comida e de não-comida e submetiam-se a ressonância magnética funcional (fMRI).

De acordo com a Dra. Bruce, “para análises do cérebro, nosso foco primário foi na região do cérebro mais ativa durante a valorização da recompensa, o córtex pré-frontal ventromedial”. Durante o exame do cérebro, foi perguntado as crianças se elas queriam comer as comidas que foram mostradas imediatamente após os comerciais.

Os pesquisadores encontraram que, em geral, as decisões das crianças foram guiadas pelo paladar ao invés da questão de ser saudável.  Contudo, o sabor foi até mais importante para as crianças após assistirem comerciais de comida comparado com comerciais que não eram de comida; o tempo de decisão mais rápido (ou seja, o quão rápido as crianças decidiram se queriam comer a comida apresentada) também foram observadas após assistir comerciais de comida. Adicionalmente, o córtex pré-frontal ventromedial das crianças estavam significantemente mais ativos após assistirem aos comerciais de comida.

A publicidade de alimentos tem sido citada com um fator significante em escolhas de comida, comer em excesso e obesidade em crianças e adolescentes. Os resultados deste estudo mostram que assistir comerciais de comida pode mudar a maneira como as crianças avaliam o sabor, aumentando o potencial para crianças fazerem escolhas de comida mais rápido e mais impulsivo. A Dra. Bruce atestou: “Publicidade de alimentos pode alterar sistematicamente os mecanismos neurobiológicos e psicológicos das decisões de comida por parte das crianças”.

http://www.facebook.com/cristianepassarela

O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:

http://www.psypost.org/2016/08/study-of-brain-activity-shows-that-food-commercials-influence-childrens-food-choices-44352

Deixe um comentário