Veteranos com sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) que participaram de Tai Chi não apenas recomendariam-na para um amigo, como também encontraram que a antiga tradição chinesa ajudou com os sintomas deles, incluindo manejar pensamentos intrusivos, dificuldades com concentração e excitação fisiológica.
Os achados, que apareceram na revista cientifica BMJ Open, são os primeiros a examinarem a viabilidade, o feedback qualitativo e a satisfação associada com o Tai Chi para esta população.
Na população geral, o risco durante a vida de desenvolver TEPT é estimado ser de 8,7%. Entre veteranos o risco é maior, com uma estimativa de 23,1%. TEPT e seus sintomas se tornam frequentemente crônicos e estão associados com uma perda de bem-estar físico, financeiro e psicológico.
Tai Chi é praticado hoje como uma forma graciosa de exercício que envolve uma série de movimentos realizados de uma maneira lenta e focada, acompanhada por respiração profunda e mindfulness. Em adição as melhorias físicas em flexibilidade, força e manejo da dor, há evidência de que Tai Chi melhora o sono e reduz a depressão e a raiva.
17 veteranos com sintomas de TEPT matricularam-se em um programa introdutório de Tai Chi (com 4 sessões). Após a sessão final, os participantes reportaram impressões favoráveis do programa. Aproximadamente 94% estavam bastante ou muito satisfeitos e todos os participantes indicaram que gostariam de participar de futuros programas de Tai Chi e recomendariam-no a um amigo. Além disso, eles descreveram sentirem-se bastante engajados durante as sessões e descobriram que o Tai Chi pode ser útil para manejar estressantes sintomas de TEPT.
De acordo com os pesquisadores, este estudo fornece evidência para a viabilidade de ingressar e engajar veteranos com sintomas de TEPT em um programa de exercício de Tai Chi: “nossos achados também indicam que Tai Chi é uma atividade física segura e apropriada para indivíduos com várias capacidades físicas. Dado os nossos achados positivos, pesquisa adicional é necessária para empiricamente avaliar o Tai Chi como um tratamento para sintomas de TEPT”, disse Barbara Niles, PhD, professora assistente de psiquiatria, da Boston University School of Medicine e psicóloga/pesquisadora da equipe do National Center for PTSD – Behavioral Science Division, VA Boston Healthcare System.
http://www.facebook.com/cristianepassarela
O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:
http://www.psypost.org/2016/11/tai-chi-proves-feasible-beneficial-veterans-ptsd-46222
