Mulheres que Sentem Demandas de Perfeição Por Parte do Parceiro Sofrem em sua Vida Sexual

Mulheres que percebem que seu parceiro sexual está impondo padrões perfeccionistas nelas podem sofrer de disfunção sexual como resultado a isso, encontraram psicólogos da University of Kent.

No primeiro estudo aprofundado sobre como os diferentes tipos de perfeccionismo sexual afetam a mulher ao longo de um período de tempo, os pesquisadores também encontraram que perfeccionismo sexual ‘exigido pelo parceiro’ contribuíram para a auto-imagem negativa.

Perfeccionismo é definido como um ‘empenho para a perfeição e a fixação em padrões excessivamente altos para desempenhar, acompanhado por tendências para auto-avaliações ostensivamente críticas e preocupações sobre avaliações negativas feitas pelos outros’. É uma característica comum de personalidade que pode afetar todos os domínios da vida. Contudo, as consequências mais a longo prazo de como ela afeta a vida sexual das pessoas não tinha sido previamente explorada.

A pesquisa, liderada pelo professor Joachim Stoeber, da escola de Psicologia da universidade, considerou a resposta de 366 mulheres que completaram duas entrevistas no período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. Estas mulheres, incluindo 230 estudantes e 136 usuárias de internet, tinham médias e idade de 19.7 e 30 anos, respectivamente. Para aquelas recrutadas para o estudo, foi dito que a pesquisa online estava investigando se ‘expectativas e crenças pessoais e interpessoais afetam a sexualidade e a função sexual de uma pessoa’.

Os pesquisadores diferenciaram entre quatro formas de perfeccionismo sexual: auto-orientado, orientado pelo parceiro, exigido pelo parceiro e exigido socialmente. Eles encontraram que perfeccionismo sexual exigido pelo parceiro contribuiu para o auto-conceito sexual negativo e disfunção sexual feminina. Em particular, o perfeccionismo sexual exigido pelo parceiro preveu as diminuições em função sexual feminina acerca da excitação.

Eles ainda encontraram que o perfeccionismo sexual exigido pelo parceiro preveu as diminuições na estima sexual e aumento em ansiedade sexual, sugerindo que é um fator psicológico que pode contribuir para problemas de auto-conceito sexual em mulheres. O estudo é, portanto provável ser de interesse para médicos, terapeutas e profissionais trabalhando para ajudar mulheres nesta área.

O estudo, intitulado: “Multidimensional Sexual Perfectionism and Female Sexual function: A Longitudinal Investigation”, está publicado na revista cientifica  Archives of Sexual Behavior.

http://www.facebook.com/cristianepassarela

O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:

When women feel their partner demands perfection, sex life suffers