Pesquisa sobre Tratamento de Depressão em Adolescentes

Um estudo publicado na edição de março de 2016 da Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (JAACAP) reporta que adolescentes com depressão maior que desempenharam uma atividade baseada no computador, criada para mudar a atenção de associações de palavras tristes para associações de palavras neutras e para positivas mostrou reduções nos viéses de atenção negativa e sintomas depressivos pontuados pelo médico.

11% dos adolescentes americanos sofrem de Transtorno de Depressão Maior (TDM). Além de enfrentar uma vasta gama de problemas de saúde e psicossociais, estes jovens estão cinco vezes mais em risco para cometerem suicídio do que outros adolescentes sem transtorno psiquiátrico. Uma nova tarefa baseada em computador, chamada de Modificação do Viés Atencional (MVA), criado para deslocar a atenção de estímulos negativos, foi descoberta como sendo útil para reduzir sintomas depressivos.

Um grupo de pesquisadores liderados pela Dra. Wenhui Yang, da Hunan Normal University, examinou os efeitos de curto e longo-prazo das tarefas do MVA em 45 adolescentes com TDM, selecionados de uma população escolar (n= 2731). Os autores hipotetizaram que adolescentes que engajaram-se em treino ativo de MVA reportariam maiores reduções em sintomas depressivos comparados com adolescentes no grupo controle, que fizeram um treinamento placebo.

Adolescentes no grupo MVA ativo completaram oito sessões (22 minutos cada) por um período de duas semanas para mudar sua atenção de palavras tristes para neutras. Nove semanas mais tarde, completaram mais 4 sessões (30 minutos cada) para mudar a sua atenção de palavras neutras para positivas, novamente repartidas por duas semanas. O treinamento com placebo teve as mesmas tarefas, mas mudou a atenção voltada para palavras neutras e tristes também.

Os pesquisadores encontraram maiores reduções em escores de viés de atenção e sintomas depressivos pontuados pelo médico para o grupo MVA ativo comparado com o placebo após o treino inicial de duas semanas. Além disso, um número mais alto de participantes no grupo MVA ativo não mais preencheu critérios diagnósticos para TDM comparado aos participantes no grupo placebo. Após 12 meses, os participantes no grupo MVA ativo reportaram reduções até maiores nos sentimentos auto-reportados de depressão e ansiedade.

Baseado nestes achados, os autores concluíram que MVA pode ser um instrumento potencial de tratamento para depressão maior leve a moderada em adolescentes. Como a maioria da depressão adulta começa durante a adolescência, o treinamento para adolescentes com depressão pode ter efeitos abrangentes através de sua vida inteira.

http://www.facebook.com/cristianepassarela

 

O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:

Attention bias modification treatment can help depressed teens

Deixe um comentário