O Que Fazer Depois do Resultado das Eleições?

Eu já tinha até preparado um outro texto para ser publicado, mas a pedido de uma amiga, decidi escrever este hoje.

Já pela manhã, depois do resultado das eleições, além de falar com dois pacientes ansiosos, ainda tive que fazer dois atendimentos de emergência de duas pessoas com ataque de pânico.

Para quem mora em NY, a coisa parece que está bem difícil de engolir, já que a Hillary ganhou no estado com mais de 65% dos votos. Mas falar de política não é o objetivo do post e sim, falar um pouco sobre como podemos lidar com toda essa situação turbulenta.

Segundo a Terapia Cognitiva, o mundo é aquilo que nós interpretamos. Simples assim! A realidade é aquilo que eu significo e interpreto. Existe sim uma possibilidade REAL de que as coisas piorem, MAS precisamos lidar com ela.

Não podemos ANTECIPAR uma catástrofe porque até pode ser que ela não chegue ou, que chegue em uma intensidade menor. Ou seja, aquilo no qual eu não tenho controle não deveria me abalar, já que eu não posso fazer nada. Ah, então significa que eu tenho que sentar e esperar? DE MANEIRA NENHUMA. É preciso SIM pensar sobre a situação e pensar nas diferentes formas que você poderia reagir para cada uma.

A idéia é COMO EU POSSO FAZER ao invés de pensar: NÃO HÁ NADA A SE FAZER ou ainda EU NÃO CONSEGUIREI FAZER.

Eu entendo que esse é um momento de catarse, onde as pessoas precisam colocar para fora as suas frustrações e desapontamentos, mas não podemos deixar que esta situação controle a nossa vida e nos paralise.

Lembre-se que, em época de campanha eleitoral, os políticos prometem isso e aquilo e, depois no final, não cumprem nem 50% do prometido.

Não VIVA no E SE, mas esteja preparado (com o plano A, B, C…até Z se for preciso) para uma tomada rápida de decisão.

Como eu falei anteriormente, a idéia não é ACEITAR e se CONFORMAR mas é parar para pensar qual o poder que você tem nesse momento para mudar o quadro. A sua ansiedade e o seu estresse farão com que essa situação seja modificada? E, além disso, quando nos deixamos tomar por esse pânico, não conseguimos pensar e refletir claramente sobre aquilo que está a nossa volta.

Devemos sempre esperar pelo melhor e estarmos preparados para o pior.

Desejo a todos muita sabedoria e paciência para lidar com tudo aquilo que ainda está por vir ❤

 www.facebook.com/cristianepassarela

Deixe um comentário