Será que é mais Cansativo e Menos Feliz ser Mãe do que Pai?

Uma equipe de pesquisadores da Cornell University, a University of Minnesota e o Minnesota Population Center usaram dados de um diário de uso de tempo para encontrar que mais eram menos felizes do que pais com sua obrigações de parentalidade. Mães reportam mais estresse e maior fadiga do que pais. Esta lacuna de experiência é atribuída as diferentes atividades de cada progenitor (pai/mãe).

O artigo científico foi recentemente publicado no American Sociological Review: “A boa notícia do nosso estudo é que os pais normalmente aproveitam para estar com seus filhos”, disse a pesquisadora da University of Minnesota, Ann Meier: “mas a má notícia é que as mães desfrutam disso menos do que os pais porque elas fazem mais do ‘trabalho’ das tarefas de parentalidade e menos da parte ‘divertida’.

Meier e suas colegas: Kelly Musick da Cornell University e Sarah Flood, da Minnesota Population Center usaram dados de diário de uso de tempo de mais de 12.000 pais (pai e mãe) que ligaram as suas impressões em pesquisa americana de 2010, 2012 e 2013 sobre uso de tempo. A equipe examinou os tipos de atividades parentais que mães e pais desempenharam e bem-estar individual durante as atividades.

Os pesquisadores encontraram que não apenas fazer as atividades parentais entre mães e pais diferiam, mas também diferia o ambiente cercando a atividade. Meier explicou: “quando as mães estão com os seus filhos, elas estão mais frequentemente por elas mesmas. Quando os pais estão com os filhos, eles estão mais propensos a ter um outro adulto por perto, oferecendo algum back-up. Isto ajuda-nos a entender porque os pais estão menos estressados com os seus filhos”.

O sono também teve um efeito na diferença dos níveis de felicidade dos pais, disse Meier: “mães estão mais propensas do que os pais a serem chamadas pelos filhos ‘24 horas por dia’. O sono dos pais e down-time são menos propensos do que os das mães e serem interrompidos pelos filhos. Esta é parte da razão pelo qual os pais estão menos cansados do que as mães quando estão exercendo seu papel parental”.

O novo artigo cientifico confirma o que muitas mães tem notado anedoticamente. Os dados em torno da parentalidade, atividades e felicidade pode ajudar a encerrar a lacuna de experiência entre os gêneros. Meier afirma: “ter dados sistematicamente coletados de milhares de pais nos permite confirmar o que pais já tem sabido por anos – que atividade parental é significativa mas também estressante e cansativa. Muitas mães reconhecerão suas experiências de sono interrompido e da atividade diária de alimentar e banhar. Esperançosamente, muitos papais verão que suas parceiras estarão mais felizes se eles negociassem um pouco de seu tempo livre com as crianças por mais do ‘trabalho’ de educar”.

http://www.facebook.com/cristianepassarela

 

O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:

All work and no play with children make moms less happy parents