Fobia Social Pode Ser Tratada Via Internet

Na edição atual da revista Psychotherapy and Psychosomatics um estudo analisa os efeitos da Terapia Cognitivo-Comportamental baseada na internet (TCCI), para fobia social. Fobia Social (FS) é um dos transtornos mentais mais comuns em países ocidentais.

Embora a prevalência na China seja muito menor (0.2%), ela traduz-se em um enorme número de pessoas (aproximadamente 200 milhões de pessoas adultas) em necessidade por tratamento de transtornos mentais. Intervenções pela internet podem ser uma forma facilmente acessível e com custo-efetividade para fornecer tratamento baseado em evidência para transtornos mentais para pessoas que, de outra maneira, nunca teriam a oportunidade de receber tratamento efetivo.

O objetivo deste estudo foi investigar a efetividade de um programa estabelecido de auto-ajuda para fobia social elevada em uma população chinesa com TCCI auto guiada e TCCI guiada pelo terapeuta. O programa auto-guiado de TCCI foi derivado de um programa de TCCI traduzido para o chinês e culturalmente adaptado por oito psicólogos clínicos.

Os participantes foram 75 pacientes com FS, 69 pacientes com comorbidade de FS e transtorno de depressão maior, e 53 indivíduos com sintomas elevados de fobia social mas não preenchendo os critérios para FS.

Os resultados mostraram que as medidas de ansiedade significativamente diminuíram após as intervenções. Além disso,  comparações de pares após oito semanas mostraram que ambas as condições de tratamento com TCCI foram superiores a lista de espera e que não houve diferença entre as condições de TCCI.

Estes achados sugerem que os efeitos de uma intervenção auto-guiada de TCCI não foi diferente dos efeitos de uma intervenção guiada de TCCI em fobia social em pessoas chinesas.

http://www.facebook.com/cristianepassarela

 

O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:

How social anxiety can be overcome with internet: a Chinese study

Deixe um comentário