Pensar sobre o futuro ajuda a superar conflitos de relacionamento, de acordo com um estudo da University of Waterloo que foi publicado online em 2016, na Social Psychological and Personality Science.
“Quando parceiros românticos discutem sobre coisas como finanças, ciúmes ou outras questões interpessoais, eles tendem a empregar seus atuais sentimentos como combustível para uma calorosa discussão. Ao vislumbrar o seu relacionamento no futuro, as pessoas podem desviar o foco de seus sentimentos atuais e mitigar conflitos”, disse Alex Huynh, um doutorando em psicologia e autor do estudo, que publicou com Igor Grossmann, da University of Waterloo e Daniel Yang, da Yale University.
Pesquisas anteriores tinham mostrado que recuar um passo para trás e adotar uma perspectiva do tipo “mosca na parede” (fly on the wall) pode ser uma estratégia positiva para a reconciliação de dificuldades interpessoais. Por exemplo, pesquisa anterior de Grossmann e colaboradores sugere que pessoas são capazes de raciocinar mais sabiamente sobre questões de infidelidade quando são solicitadas para fazer isto de uma perspectiva de uma terceira-pessoa. Huynh e seus colaboradores investigaram se benefícios similares em raciocínio e bem-estar no relacionamento podem ser provocados por simplesmente recuar e pensar sobre o futuro.
Participantes do estudo foram instruídos para refletir sobre um recente conflito com um parceiro romântico ou um amigo íntimo. Foi então pedido a um grupo de participantes para descreverem como sentiriam-se sobre o conflito um ano no futuro, enquanto foi pedido para o outro grupo para descrever como sentiam-se no presente.
A equipe examinou as respostas escritas dos participantes através de um programa de análise de texto para o uso de pronomes – tais como eu, ela, ele. Estas escolhas de pronomes foram usadas para capturar o foco dos participantes nos sentimentos e comportamentos daqueles envolvidos no conflito. Respostas escritas foram também examinadas para estratégias benéficas de raciocínio – por exemplo, perdão e reinterpretação do conflito mais positivamente.
Os pesquisadores encontraram que pensar sobre o futuro afetou tanto o foco dos participantes em seus sentimentos quanto em suas estratégias de raciocínio. Como resultado, os participantes reportaram mais positividade sobre o seu relacionamento na totalidade. Em especial, quando os participantes do estudo expandiram seu pensamento sobre o relacionamento daqui a 1 ano, foram capazes de mostrar mais perdão e de reinterpretar o evento de uma forma mais leve e positiva.
A maneira como as pessoas respondem a conflitos é um componente essencial para a manutenção de um relacionamento, dizem os pesquisadores: “nosso estudo demonstra que adotar uma perspectiva orientada para o futuro no contexto de um conflito de relacionamento – refletindo em como uma pessoa pode sentir-se daqui a um ano – pode ser uma valiosa ferramenta de coping para a felicidade psicológica da pessoa e o bem-estar do relacionamento”, disse Huynh.
A pesquisa também tem potenciais implicações para o entendimento de como a perspectiva ou pensar sobre o futuro, pode ser uma estratégia benéfica para uma variedade de conflitos que as pessoas experienciam em suas vidas todos os dias.
http://www.facebook.com/cristianepassarela
O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:
http://www.psypost.org/2016/07/thinking-future-helps-overcome-relationship-conflicts-44065
