Jogar Videogame Pode Ter Efeito Positivo nas Crianças?

Essa é uma pergunta que acredito ser pertinente a qualquer pai que fica na dúvida se deve ou dar permitir que o filho jogue videogame. Será que é saudável? Uma pesquisa foi feita e pode esclarecer algumas coisas sobre o assunto.

Videogames são uma das atividades favoritas das crianças, ainda que o seu efeito na saúde delas seja frequentemente percebido como negativo. Um estudo realizado por pesquisadores da Columbia Mailman School of Public Health e colaboradores (da Paris Descartes University) avaliaram a associação entre o total de tempo gasto jogando videogames e a saúde mental, bem com as habilidades sociais e cognitivas das crianças e encontrou que jogar vídeogames pode ter efeitos positivos em crianças pequenas.

Os resultados estão publicados online na revista científica Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology.

Após pôr em ordem a criança por faixa etária, gênero e número de crianças, os pesquisadores encontraram que alto uso de videogame estava associado com 1.75 vezes a probabilidade de funcionamento intelectual alto e 1.88 vezes a probabilidade de alta competência escolar geral. Não houve associações significativas com qualquer auto-relato de criança, mãe ou professora com relação a problemas de saúde mental. Os pesquisadores também encontraram que jogar mais videogame estava associado com menos problemas de relacionamento com seus colegas. Baseado no relato dos pais, uma em cada cinco crianças jogaram videogames mais do que 5 horas por semana.

Os resultados foram baseados em dados de um projeto da School Children Mental Health Europe para crianças na faixa etária de 6 a 11 anos. Pais e professores avaliaram a saúde mental de suas crianças em um questionário e as próprias crianças responderam a questões através de uma ferramenta interativa. Os professores avaliaram sucesso acadêmico das crianças. Fatores associados com o tempo gasto jogando videogames incluíam ser menino, ser mais velho e fazer parte de uma família tamanho médio. Ter menos educação formal ou ser mãe solteira diminuiu o tempo gasto jogando videogames.

“Jogar videogame é frequentemente uma atividade de lazer colaborativa para crianças em idade escolar. Estes resultados indicam que crianças que frequentemente jogam videogames podem ser socialmente coesivos com colegas e integradas em uma comunidade escolar. Nós recomendamos cautela em relação a interpretação dos dados da pesquisa, já que estabelecer limites quanto ao uso de aparelhos eletrônicos permanece e é um importante componente de responsabilidade parental como uma estratégia abrangente para o sucesso do estudante”, disse Katherine M. Keyes, PhD, professora assistente de Epidemiologia da Mailman School of Public Health.

http://www.facebook.com/cristianepassarela

O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:

http://www.psypost.org/2016/03/time-spent-playing-video-games-may-positive-effects-young-children-41512)

Deixe um comentário