O que a Incerteza Pode Causar na sua Saúde?

Se você está sempre nesse dilema de qual caminho seguir, ter grande dificuldade para escolher/decidir por questões, desde aquelas menores até as grandes decisões da vida, um profissional de saúde mental pode ajudar 😉

Saber que há uma pequena chance de receber um choque elétrico doloroso pode levar a significantemente mais estresse do que saber que você irá (com toda a certeza) levar um choque, encontrou um novo estudo da UCL, financiado pela Medical Research Council (MRC).

O estudo, publicado na Nature Communications, encontrou que as situações no qual os sujeitos tiveram 50% de chance de receberem um choque foi o mais estressante enquanto que as chances de 0% e 100% foram as menos estressantes. Pessoas cujos níveis de estresse acompanharam incerteza mais de perto foram melhores para adivinhar se elas receberiam ou não um choque, sugerindo que o estresse pode advertir julgamentos de risco.

O experimento envolveu 45 voluntários que jogaram um jogo no computador no qual eles viravam pedras que poderiam ter cobras embaixo delas. Eles tinham que adivinhar se haveria ou não uma cobra e quando eles receberiam um choque elétrico (ligeiramente doloroso) na mão. Ao longo do tempo, eles aprenderem que as pedras eram prováveis de ter cobras, mas aquelas probabilidades mudaram ao longo do experimento, gerando níveis flutuantes de incerteza.

A incerteza dos participantes de que qualquer pedra teria uma cobra sob ela foi estimada das adivinhações usando um sofisticado modelo computacional de aprendizagem. Esta incerteza foi compatível aos níveis de estresse reportados pelos participantes, que foram também  monitorados usando medidas de dilatação da pupila e transpiração. “Usando nosso modelo, nós pudemos predizer  o quanto os nossos sujeitos estariam estressados, não apenas de se eles levaram choques mas também em relação a quanta incerteza eles tinham sobre estes choques”, explica o autor Archy de Berker (UCL Institute of Neurology). “Nosso experimento permite-nos tirar conclusões sobre o efeito da incerteza no estresse. Acontece que é muito pior não saber se você levará o choque do que saber que você (com toda certeza) receberá ou não ele. Nó vimos exatamente os mesmos efeitos em nossas medidas fisiológicas – as pessoas suam mais e suas pupilas ficam maiores quando elas estão mais incertas”.

Esta é a primeira vez que o efeito da incerteza no estresse foi quantificado, mas o conceito é provavelmente familiar para muitas pessoas. “Quando você candidata-se para um trabalho, provavelmente irá sentir-se mais relaxado se pensar que é um azarão ou sentir-se confiante de que “já está no papo”, diz o co-autor Dr. Robb Rutledge (UCL Institute of Neurology e Max Planck UCL Centre for Computational Psychiatry and Ageing Research). “O cenário mais estressante é quando você realmente não sabe. É a incerteza que nos deixa ansiosos. O mesmo se aplica em muitas situações familiares, quer seja por estar esperando por resultados médicos ou informação sobre atrasos de trens”.

O estresse no mundo moderno é frequentemente visto como sendo uma resposta negativa e contra-produtiva, mas o estudo também encontrou um potencial beneficio. Pessoas, cujas respostas de estresse aumentaram mais em períodos de enorme incerteza foram melhores em julgar se uma determinada pedra teria cobras sob elas.

“De uma perspectiva evolucionária, nossos achados de que respostas ao estresse estão em sintonia com a incerteza ambiental sugere que pode ser oferecido algum beneficio de sobrevivência”, explica o autor Dr. Sven Bestmann (UCL Institute of Neurology). “Apropriadas respostas de estresse podem ser úteis para aprender sobre incerteza e coisas perigosas no ambiente. A vida moderna chega com muitas fontes potenciais de incerteza e estresse, mas tem também introduzido formas de endereça-las. Por exemplo, aplicativos de táxi que mostram onde um carro está, pode oferecer tranquilidade ao reduzir a incerteza sobre quando ele chegará. Quadros de informação em tempo real nos pontos de ônibus e plataformas de trem tem um papel similar, embora isto possa ser prejudicado por atrasos indeterminados que causam estresse para passageiros e funcionários da mesma forma”.

O post acima foi resultado de uma tradução livre do seguinte texto:

http://www.psypost.org/2016/03/uncertainty-can-cause-stress-inevitable-pain-41935

http://www.facebook.com/cristianepassarela