As Consequências de Situação de Pobreza ou Abuso Parental na Infância

O post a seguir é resultado de uma tradução livre do seguinte texto:

Childhood poverty, parental abuse cost adults their health for years to come

Crescer na pobreza ou ser abusado pelos pais pode levar a acumulado problemas de saúde que poderão aparecer mais tarde na vida, de acordo com uma pesquisa da Purdue University.

“Viver em uma situação desfavorável na infância tem consequências a longo-prazo para a saúde – muito mais longo do que a maioria de nós nos damos conta”, disse Kenneth F. Ferraro, famoso professor de sociologia. “Um novo aspecto deste estudo é que viver em uma situação desfavorável na infância estava associado ao começo de novos problemas de saúde décadas mais tarde”.

Os achados estão publicados na American Sociological Review e o National Institute on Aging financiou o estudo. Os estudos estavam baseados na National Survey of Midlife Development nos dados dos Estados Unidos de 1.748 adultos. Os dados foram coletados em duas fases: a segunda uma década mais tarde, para medir mudanças na saúde da população adulta. A primeira fase ocorreu em 1996 quando respondentes estavam na faixa etária de 25 a 74 anos e a segunda fase ocorreu em 2006 quando os participantes estavam na faixa etária de 35 a 84 anos.

“Problemas de saúde e questões de qualidade de vida eram uma preocupação durante a primeira fase do estudo. Contudo, quando nós revisitamos os participantes adultos do estudo 10 anos mais tarde, a pobreza na infância e o abuso frequente estavam relacionados ao início de novos problemas de saúde, tais como câncer e doença do coração, mesmo após nós ajustarmos para fatores de risco incluindo estilo de vida saudável e status sócio-econômico”, disse Ferraro, que também é diretor do Purdue’s Center on Aging and the Life Course.

Além disso, a pobreza e o abuso na infância, composição familiar (incluindo se ambos os pais estavam presentes), também foi mensurado. A associação entre cada uma destas experiências da infância e 14 desfechos nos adultos também foi examinado para potenciais efeitos moderadores. A composição familiar afetou quatro dos 14 desfechos, incluindo a probabilidade de fumar e tensão financeira durante a idade adulta. Em comparação, a pobreza na infância afetou nove desfechos e o abuso parental afetou 11 desfechos, tais como fumar e consumo pesado de álcool. Os autores encontraram que pobreza na infância e abuso levaram a problemas de comportamento no adulto assim como diretamente influenciou o desenvolvimento de doença no decorrer da vida.

Neste estudo, o abuso foi considerado ser do tipo físico ou verbal. E, se ambos os pais eram abusivos, agravou-se o risco para problemas de saúde.

“É também possível que nós tenhamos sub-representado o relacionamento entre  viver em uma situação desfavorável na infância e problemas de saúde mais tarde na vida porque aqueles mais severamente afetados não foram capazes de participar de uma pesquisa social”, Ferraro afirmou. “Mas, agora que nós identificamos algumas das primeiras origens de doença no adulto, nós deveremos focar-nos em maiores recursos, até mesmo durante a meia-idade, para quebrar os riscos em cadeia”.

Também contribuiu para esta pesquisa Markus H. Schafer, professor assistente de sociologia da University of Toronto e Lindsay R. Wilkinson, professora assistente de sociologia da Baylor University.