Mais uma tradução livre de um texto trazendo informações de uma pesquisa.
Segue o texto:
Narcisistas podem ser menos repelidos por outros narcisistas, um estudo recente publicado na Personality and Social Psychology Bulletin sugere.
Dado o quão desafiante pode ser uma amizade com um narcisista (neste caso, narcisista grandioso, não aqueles descritos como narcisistas vulneráveis), pesquisadores estavam interessados em examinar: quem gosta de sair com um narcisista? O autor principal do estudo, Ulrike MaaB, e seus colaboradores investigaram para responder se amigos de narcisistas compartilhavam traços narcisistas similares.
As características-chave de narcisismo incluem um senso de direito de posse, arrogância, auto importância inflada e ausência de empatia; relações interpessoais são imensamente impactadas por tais necessidades narcisisticas.
Enquanto na superfície pode parecer que os narcisistas são auto-confiantes e equilibrados, na realidade, um narcisista experiencia uma carga de auto-conceitos negativos, resultando em uma necessidade exagerada para auto-aceitação. Para alcançar esta auto-aceitação, um narcisista manipulará e se engajará em excessiva auto-promoção, geralmente alienando os outros.
Para medir traços de personalidade, o modelo dos cinco grande fatores (“Big Five“) – (extroversão, socialização, abertura para novas experiências, realização e neuroticismo) foi usado, enquanto vários instrumentos de avaliação foram usados para medir narcisismo e traços associados.
Três traços ameaçadores: narcisismo, maquiavelismo e psicopatologia, compreende a Tríade Negra (“Dark Triad”) de personalidade; cada um destes construtos foram medidos pelo Inventário de Personalidade Narcisistica (Narcissistic Personality Inventory), a escala de maquiavelismo (Machiavellianism Scale) e a Self-Report Psychopathy Scale–III, respectivamente.
Um total de 290 pares de amigos participaram do estudo e cada participante respondeu as avaliações do Big Five e Dark Triad. Os resultados do Big Five (escore geral e escores de domínio) indicaram que amigos tinham graus comparáveis de narcisismo, demonstrando que similaridades em narcisismo segue similaridades no perfil do Big Five, implicando que “narcisistas de uma mesma plumagem andam juntos”.
Achados adicionais encontraram uma conexão com maquiavelismo, psicopatologia e resultados do Big Five (em escores gerais e escores dos domínios de neuroticismo, socialização e realização; não foi apresentado conexão para os domínios de abertura para experiência e experiência).
Quais conclusões podem ser tiradas deste estudo? Essencialmente, traços narcisísticos em outros são confortáveis para um narcisista, com uma tolerância para traços baseada no compartilhamento de similaridades. Estas similaridades também desempenham um papel nas necessidades auto-regulatórias de narcisistas ou como narcisistas são motivados a mascarar um latente auto-conceito pobre. Enquanto aqueles sem traços narcisisticos, tais como auto-promoção ou desvalorizando os outros, encontram pouca atração nestes traços, “dois narcisistas que são melhores amigos provavelmente não ameaçarão um o ego do outro”.
Segue o link em inglês: http://www.psypost.org/2016/03/hangs-narcissist-narcissists-41524
