“ISSO É FRESCURA!”. Eu não sei de vocês, mas TODAS as vezes que eu vejo alguém falando isso para alguém que está deprimido ou ansioso, eu tenho vontade de dar um chacoalhão nessa pessoa!!!
E sabe o motivo? Te conto agora 😉
Depressão e Ansiedade Generalizada (por exemplo) são consideradas DOENÇAS ou mais tecnicamente falando, TRANSTORNOS MENTAIS. E isso não é a minha opinião ou de qualquer outra pessoa: isso está lá na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e no DSM-V (da Associação Americana de Psiquiatria), os dois manuais utilizados por profissionais de saúde mental para diagnosticar pacientes.
Por mais que as pessoas não queiram aceitar, Depressão e quadros ansiosos são DOENÇAS. E ponto. Não há o que se discutir quanto a isso. Contudo, além de ouvir pessoas falando que Depressão/quadros ansiosos não são doenças, ainda temos que ouvir mais alguns absurdos que eu juro…sempre torço para estar lendo/ouvindo errado. Eu vou listar para vocês alguns dos comentários que eu já ouvi/li sobre esses assuntos:
- “Isso é frescura”;
- “Isso é falta de Deus”;
- “Isso é preguiça”;
- “Isso é porque você é uma pessoa fraca”;
- “É só pensar positivo que isso passa”;
- “Isso é falta de uma pia e um tanque”, etc.
Infelizmente, este tipo de comentário é algo que poderia e DEVERIA ser evitado. E por que será que eu bato sempre nessa tecla?
Porque É MUITO NOCIVO este tipo de comentário para quem está passando por um quadro depressivo ou ansioso. Será que alguém GOSTA de ficar doente? Será que na cabeça do paciente já não passa culpa pelo quadro apresentado? Possivelmente sim! Precisa alguém vir de fora e REFORÇAR este tipo de sentimento/pensamento na vida desses pacientes? Eu acredito que NÃO! (e espero que esta também seja a sua resposta 😉 ).
Por isso, sempre que você ouvir alguém falando este tipo de blábláblá, POR FAVOR, não xingue, mas EDUQUE esta pessoa. Se preciso, traga informações com porcentagens, por exemplo. Acredito que esse é um dos caminhos para que este tipo de pensamento possa ser mudado.
Se você tem alguém na sua vida (família, amigo, colega de trabalho, etc.) que está passando por algum problema dessa natureza (aqui expando para os demais problemas mentais), não JULGUE! Esteja aberto para escutar o que a pessoa tem para dizer e ofereça seu apoio e carinho. Diga que entende o que ela está passando e compartilhem informações sobre aquilo no qual a pessoa está passando. Você não está na pele dela para saber o que ela está sofrendo. Ofereça um ombro amigo e mostre-se disponível para conversar. E, em muitos casos, o que para você parece pouco, para quem está recebendo é MUITO.
O objetivo deste post de hoje não foi ficar falando sobre depressão e ansiedade pois estes serão temas de outros posts. Meu objetivo maior foi trazer à tona um assunto que traz sofrimento à todas aquelas pessoas acometidas por um transtorno mental: o preconceito através da desinformação sobre o assunto. E, olha, se depois desse nosso papo você AINDA acha que transtornos mentais são FRESCURAS, só peço uma coisa: mantenha essa idéia para si! 🙂 Quando você ler algo sobre o assunto no facebook, por exemplo, pule o post e vá para outro. Ou ainda, se o seu amigo estiver falando algo sobre o tema, apenas sorria e escute. Porque… as palavras machucam SIM, principalmente se já estamos mais sensíveis.
Se pelo menos UMA pessoa mudar de opinião sobre esse assunto hoje, meu objetivo foi atingido 😉
Adoraria poder ouvir o comentário de vocês sobre esse assunto! ❤
