Hoje, 30 de março, é o dia mundial do Transtorno Bipolar e, por isso, decidi publicar uma dica de leitura sobre o tema: o livro UMA MENTE INQUIETA, de Kay Redfield Jamison.
Conheci esse livro quando eu ainda estava na universidade e uma amiga me emprestou. Nessa época, eu já estava em contato com pacientes diagnosticados com Transtorno Bipolar e o livro me ajudou (e muito) a compreender a experiência pela qual eles passam.
A autora do livro, que ainda é viva, já possui outros livros publicados na área e, que eu ainda não tive oportunidade de ler (mas já estão na fila para leitura). Apesar do livro ser antigo – foi publicado em inglês, em 1995 – ainda é um livro que eu indico para os meus pacientes e seus familiares.
A Dra. Jamison é psicóloga e trabalha atualmente como professora de psiquiatria no Johns Hopkins University School of Medicine.
Por que eu acho que esse livro deveria ser a PRIMEIRA indicação para um paciente com Transtorno Bipolar? Porque a autora também é portadora do transtorno e ela conta no livro as dificuldades em lidar com as crises de depressão e as de mania.
Uma das técnicas usadas em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a biblioterapia que nada mais é do que sugerir livros, filmes, músicas para o paciente/familiares e que estejam relacionados com o problema dele. Acredito que esta técnica deveria ser usada não só por quem trabalha com TCC mas por todos os profissionais que trabalham na área de saúde mental.
Este tipo de leitura leva o paciente a se identificar com a autora (e sua história) e a perceber que ele não está sozinho, que há várias outras pessoas no mundo que sofrem da mesma doença que ele e que continuam produtivas.
Alguns conteúdos do livro referente ao tratamento estão um pouco desatualizados, MAS, como eu disse, a parte mais importante continua lá e é atemporal: o sofrimento pelo qual estes pacientes passam, principalmente em relação a forma como as OUTRAS pessoas lidam com eles.
À propósito: o livro é facilmente encontrado nas livrarias do Brasil e, encontra-se disponível para compra na AMAZON. Também é possível pegá-lo emprestado nas bibliotecas de NY.
Espero que tenham gostado (se gostou, não esqueça de curtir ❤ ) e vejo vocês no próximo post!

